domingo, 8 de agosto de 2010

Dirigindo um Ford Focus Híbrido a Gasolina – Hidrogênio

Eu gosto muito de carros, sempre gostei. Por gostar de carros estudei mecânica, este foi meu primeiro diploma. Meu primeiro trabalho foi como montador de motores Diesel, onde tive a oportunidade de trabalhar como aprendiz junto com um excelente profissional, da velha guarda, um camarada que não se importava em checar tudo, mas absolutamente tudo com micrômetros. Desde então, eu perdi a conta de quantos motores montei em minha vida, só contei no primeiro ano, quando montei 147 motores.
Hoje tenho três carros que gosto muito: Um Dodge Dart 1973, uma BMW 325ia 1995, e um Ford Focus Sedan. São três carros que conseguem nos proporcionar experiências diferenciadas na direção.
Acabei de instalar um kit Gasagua ( http://www.gasagua.com.br ) no meu Ford Focus Sedan GLS 2.0 2010. O carro é muito novo, andei pouco com ele, e estranhei um pouco, porque fazia algum tempo que eu não dirigia mais veículos com câmbio manual (usava só a BMW 325ia). Mas, sem dúvida alguma, é um excelente sedan médio, estou muito satisfeito com o carro.
A primeira coisa com que tive de me acostumar, é que neste carro, como acontece nos motores com 4 válvulas por cilindro, a faixa de torque aparece em rotações mais altas. Para se ter uma idéia, o Dodge Dart V8 tem torque de 41,5 kgfm a 2.400 rpm, enquanto o Focus 2.0 a gasolina tem torque de 14,27 kgfm a 4500. Quase o dobro da rotação. Então este não é um motor apropriado para baixas rotações.
O primeiro carro que tive com motor de 4 válvulas por cilindro, foi um Tempra 2.0 16V 1996. Para conseguir sair em uma rampa acentuada com o carro cheio, era necessário acelerar muito, e deixar o motor pegar bastante rotação. Parecia coisa de barbeiro, mas o fato é que o motor não tinha torque em baixa rotação. Devido à modernidade do projeto do Focus, a curva de torque do Focus é mais homogênea, mas, mesmo assim, é sensível a falta de torque em baixa rotação, ou seja, em situação de tráfego na cidade. Para passar em uma lombada, por exemplo, ficamos numa situação delicada em que não parece certo engatar uma primeira marcha, mas o carro não tem força em segunda marcha. Isto não acontece com o Dodge, porque logo acima da marcha lenta, já existe força disponível suficiente para se dirigir o carro em direção econômica, na cidade (lógico, o Dodge não é nem um pouco “econômico”).

Motores de combustão interna do ciclo Otto, que são o que temos em nossos carros, produzem potência a partir da queima de combustíveis líquidos, que precisam ser anteriormente misturados com ar, em determinada proporção. A mistura gás/combustível correta, ou relação estequiométrica, garante a produção de potência com o devido equilíbrio térmico do motor. Se você tem menos oxigênio na atmosfera, tem que retirar combustível, a fim de manter o funcionamento correto.
Assim, a forma simples de se aumentar a potência de um motor, é enviar a maior quantidade possível de mistura ar/combustível. Existem diversas formas de se fazer isto. Nos EUA, geralmente a solução é o uso de motores cada vez maiores. Outras soluções são o uso de mais válvulas de admissão/escapamento, ou até mesmo o uso de turbo-compressores.
Mas ninguém pensa em melhorar a queima do combustível. De um lado, se você queimar uma maior proporção de combustível, isto acarretará um aumento significativo da temperatura em pontos críticos, como, por exemplo, nas válvulas de escapamento, nas sedes destas válvulas, e na cabeça do pistão, provocando rachaduras ou derretimento. Atualmente, se não sobrar combustível suficiente sem queimar no coletor de escapamento, o catalisador não é ativado. Sim, você precisa jogar combustível no lixo, para que o catalisador funcione.
Estou dizendo tudo isto para explicar que, geralmente, para se obter torque a baixas rotações, o melhor é ter um motor com grande cilindrada. Em compensação, para obter melhor torque em altas rotações, o melhor é ter um sistema de válvulas e comando de válvulas adequado para isto. Então, um motor 2.0 com 4 válvulas por cilindro, a princípio, não tem bom torque em baixa rotação – este era o principal “defeito” do Tempra.
Trabalhar com o motor em rotações próximas à sua faixa ideal de torque é uma técnica de pilotagem, onde se busca obter a máxima eficiência permitida pelo motor. Então, para se obter economia de combustível, é bom trabalhar com rotações mais próximas à faixa de torque. Só que tem um detalhe: de qualquer maneira, um motor em alta rotação estará admitindo maiores quantidades de mistura ar/combustível. Por este motivo, quem quer economizar acelera menos.
Mas o que fazer, quando o motor não trabalha bem em baixas rotações?
Bom, eu instalei um kit Gasagua no Focus. A primeira impressão já foi de que o motor funcionou muito mais redondo em baixas rotações. Na verdade, dá para se dirigir quase como se dirige o Dodge, trocando as marchas sempre com rotações abaixo de 2.500 giros. Em situações ideais, especialmente em vias planas, é possível se trocar as marchas antes de 2.000 giros, e o carro roda tranquilo, sem forçar nada, apenas se encostando no pedal do acelerador. Isto, na velocidade e aceleração compatível com a dos outros veículos no trânsito.
Então resumindo, a coisa é simples assim: Para se economizar combustível, o ideal é acelerar pouco, e trocar as marchas em baixa rotação. Como isto normalmente não é possível quando pretendemos acompanhar a velocidade normal do trânsito, acabamos consumindo mais combustível. Já com o uso de Gasagua, consegue-se bastante torque em baixa rotação, sendo necessário se acelerar muito menos, e podendo se trocar as marchas em rotações mais baixas. No final, além de se ter um funcionamento do motor muito mais “redondo”, consome-se muito menos combustível.
Ah, a emissão de gases poluentes também é bem menor, mas como isto funciona, eu explico melhor outro dia.

14 comentários:

Unknown disse...

Olá li seu post e gostei das informações técnicas claras e úteis. Você usou por muito tempo o gasagua no seu focus? Tenho um também e penso em colocar esse kit mais não li nada ainda que passe credibilidade, gostaria de saber se vc recomenda no sentido de economia, manutenção e desempenho. Desde de já agradeço a sua possível resposta. Abraços.

Unknown disse...

Olá li seu post e gostei das informações técnicas claras e úteis. Você usou por muito tempo o gasagua no seu focus? Tenho um também e penso em colocar esse kit mais não li nada ainda que passe credibilidade, gostaria de saber se vc recomenda no sentido de economia, manutenção e desempenho. Desde de já agradeço a sua possível resposta. Abraços.

Arnaldo Adasz disse...

Eu vendi esse Ford Focus há uns dois anos para um amigo meu, que está rodando com o kit até hoje. Uma vez uma pedra quebrou uma conexão e a água vazou, e meu amigo pediu ajuda para consertar rapidamente, porque ele disse que detestou dirigir o carro sem Gasagua - ficou fraco e beberrão. Sem dúvidas, o Focus com Gasagua fica uma delícia de dirigir. O produto tem um ano de garantia, mas mesmo depois disso você consegue qualquer peça que precisar. E o kit é feito para durar mais de 10 anos.

Unknown disse...

Prezado,

Gostaria de saber por qual motivo não colocou nos seus carros atuais ? E a manutenção do carro, teve algo diferencial a ser feito ?

Arnaldo Adasz disse...

Continuamos fabricando a pleno vapor, não somos uma grande fábrica, mas já temos pelo menos uns 1500 clientes atendidos desde 2008.
Na verdade, a procura atual tem sido tão grande, que estamos tendo dificuldades em encontrar matéria prima, porque utilizamos um tipo de tubo de aço na construção do núcleo que é fabricado só nos EUA, e nem todos os fornecedores o tem.
E também continuamos comprando novos carros, e fazendo novos testes.

Unknown disse...

Arnaldo,

Gostaria de vídeos recentes sobre o projeto,vi que vocês colocaram num carro da prosseguir. Porque não tem um divulgação mais expressiva sobre o produto? Poderia inserir mais links recentes sobre o produto ? E a compra do mesmo vem com todo o suporte para instalação ? Existe alguém em fortaleza - ceará que possua o material de vocês ?

Arnaldo Adasz disse...

Ao invés de investirmos em propaganda, investimos em pesquisa. Não temos muito interesse em investir nos kits para veículos pequenos, por este motivo há dois anos estamos nos dedicando ao mercado de motores Diesel da linha pesada e super pesada.

Unknown disse...

Então o kit que tem no site do gasagua, não tem para carros pequenos ?

Arnaldo Adasz disse...

Pessoal, o kit continua sendo fabricado e comercializado normalmente, direto pela fábrica do meu filho.
Está tudo no site www.gasagua.com.br
E sim, é fabricado para veículos de pequeno porte, também.

Unknown disse...

Olá tenho um focus ghia 2009, queria instalar o kit, o que vc me aconselha? Precisa de enfie ou outros componentes?

Unknown disse...

Olá tenho um focus ghia 2009 2.0 automatico,quero instalar o kit, qual vc me aconselha? Precisa de efie ou outros componentes?

Arnaldo Adasz disse...

Ademir Scher, para o Ford Focus 2009 não precisa de mais nada, só o kit.

Unknown disse...

Obrigado Arnaldo, moro em Salvador, ninguém mexe com isso aqui, acha q eu mesmo consigo instalar?

Arnaldo Adasz disse...

Ademir, eu mesmo não instalo, mas desconheço suas habilidades. A instalação física é simples, mas a instalação elétrica depende de se encontrar o fio que aciona a bomba elétrica no chicote. Isso deve ser feito por um profissional, a fim de não danificar seu veículo.